sexta-feira, 28 de setembro de 2012

790 anos do Foral de "Vila Ferreiro"

Em 1222, no reinado de D. Afonso II, lavrou-se um documento que marca simbolicamente a origem do nosso concelho, ainda que na altura dissesse respeito apenas a uma pequena zona do mesmo designada por "Vila Ferreiro". Trata-se da doação de terras, aos povoadores que as quisessem habitar, por parte de Pedro Ferreiro e sua esposa Maria Vasques. 
Este tipo de doações, designadas por foral ou carta de foral, estabeleciam as relações entre os moradores e destes com o doador das terras, numa época em que se procurava consolidar a posse dos territórios que iam sendo conquistados aos mouros através do seu povoamento, cultivo e defesa.
De Pedro Ferreiro quase nada se sabe para além desta sua ligação às terras do nosso Concelho, a ponto de estar na origem do seu nome (só no século XIX se lhe associaria o nome do rio).
Em 1995 a então Escola C+S de Ferreira do Zêzere realizou uma "ação de história ao vivo" em que alunos, professores e funcionários recriaram a entrega do foral, tendo na altura a Câmara Municipal apoiado a sua publicação na sequência do trabalho de pesquisa realizado pelos professores de História e Geografia de Portugal.
No ano letivo de 2006/2007 a nossa Escola tomou Pedro Ferreiro como patrono desejando desta forma acentuar a sua forte pertença a esta terra que é a vila de Ferreira do Zêzere.
Fonte: Um dia no século XIII: o foral de Pedro Ferreiro [1995]. Escola C+S de Ferreira do Zêzere, grupo de História e Geografia de Portugal, s/l.




Sem comentários:

Enviar um comentário