quinta-feira, 23 de maio de 2013

Ser criança

Sebastião da Gama (1924-1952) escreveu o poema Menino Grande que é um tributo à sua infância e à infância de todos nós.
A Profª Margarida propôs, a jeito de reflexão sobre o texto lírico inspirada no poema, o tema "vantagens e desvantagens de ser criança".
E, a Joana escreveu assim:
Ser criança
Ser criança é mais do que brincar às casinhas ou chutar numa bola; é ter um espírito livre, ser corajoso e aventureiro, com vontade de ir para além dos possíveis e impossíveis.
Ser criança é acordar com vontade de inventar uma nova brincadeira, um novo mundo, paralelo ao nosso, ao real; é ouvir os pais ralhar com vontade de rir, sempre que cometemos uma trapalhada; é sonhar mais alto, crescer, aprender, cair, esfolar o joelho; é voar em pensamento.
Ser criança quase que não passa de uma brincadeira alegre de quedas e de aprendizagens.
Ser criança não é mais do que ver o mundo de forma diferente de todos os outros; é vê-lo à nossa maneira, de acordo com a nossa maneira de ser.
Quanto a mim, devemos aproveitar, enquanto somos crianças, pois a nossa infância não volta, por mais voltas que o mundo dê. 
Devemos olhar o mundo como um jogo e vencer esse jogo que é a vida, mas, mais importante de tudo, é sermos sempre crianças por dentro, em espírito...
Joana Sousa, 7º D

1 comentário:

  1. Creio que a Joana está de parabéns. Num tempo reduzido, conseguiu sintetizar de uma forma simples, mas muito bonita o que é ser criança que, tal como dizia Sebastião da Gama, somos todos nós: todos nós, somos "meninos grandes" e se mantivermos o espírito que a Joana fala, contribuiremos para um mundo com certeza, mais feliz.
    Margarida Gomes

    ResponderEliminar