terça-feira, 10 de dezembro de 2013

10 de dezembro: dia internacional dos Direitos Humanos

A morte de Nelson Mandela  e o facto de sermos uma "escola amiga dos direitos humanos" obriga-nos a assinalar o dia de hoje de forma muito especial.
Ao longo da semana os mais pequenos e os mais crescidos fazem uma reflexão com os seus professores sobre a importância e o significado do respeito e da defesa dos direitos humanos. O pretexto para essa reflexão faz-se através da história de O patinho Feio de Hans Christian Andersen, Meninos de todas as cores de Luísa Ducla Soares ou do vídeo Youth for Human Rights e, em conjunto, procurou-se pensar sobre o que cada um de nós pode fazer em concreto pela construção de um mundo melhor.
As três bibliotecas do agrupamento assinalam este dia com a elaboração e oferta de fitas para colocar no pulso: os alunos escreveram em cada fita um direito e vão oferecê-las aos colegas e adultos da escola. Uma mostra bibliográfica, uma pequena exposição de trabalhos realizados na BE e a apresentação de filmes, completam o contributo.

Neste vídeo apresentam-se os 30 direitos humanos sob a forma de pequenos filmes que ilustram o significado de cada um deles.

Sem comentários:

Enviar um comentário