sexta-feira, 21 de março de 2014

"Gato, Gatão poeta de profissão"

Esta quinta-feira decorreu no Centro Escolar de Areias uma atividade realizada pela professora do Ensino Especial, Sandra Honório com a colaboração da Biblioteca Escolar.
O pretexto foi o Gato Gatão protagonista de uma história que nos conta de uma maneira alegre e bem-disposta, a vida de um gato poeta. Gato Gatão, apresenta-nos a sua companheira, a Ruivinha, e descreve-nos a aldeia onde vive, Outeiro de Gatos, e na qual se diverte à grande. Nesta aldeia, o Gato Gatão é feliz e encontra motivos de inspiração para a sua poesia.
Gato, Gatão, poeta de profissão é um livro da editora CERCICA inserido na coleção “4 leituras” e inclui um DVD com a história narrada em língua gestual portuguesa e a qual os alunos do 1.º ciclo do CEA puderam acompanhar através de projeção.
Na Biblioteca Escolar as crianças podem encontrar os restantes livros da coleção: O Segredo do Sol e da Lua, Dom Leão e Dona Catatua, Um pé de Vento e Que é que se passa aqui?.
Esta atividade pretendeu dar a conhecer as formas possíveis de contar a história, para que qualquer criança possa ter acesso ao prazer da leitura quaisquer que sejam as suas capacidades individuais.
No final, foi proposto aos alunos que inventem os seus próprios poemas para, em conjunto, elaborarmos um quadro alusivo a este conto.
Boa inspiração!

Sem comentários:

Enviar um comentário