sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Feira de S. Brás

As Bibliotecas Escolares juntam-se à celebração do dia de S. Brás promovida pela Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere com a recriação de uma feira que se realizava na Vila nesta altura do ano.
No dia 3 de fevereiro, assinala-se a vida e os feitos de S. Brás.
S. Brás nasceu na Arménia, no século III e foi médico e bispo em Sebaste (atual Turquia).
Ao longo da vida usou os seus conhecimentos para tratar os males não só do corpo mas, também, da alma, pois também evangelizava os seus pacientes.
Muitos iam procurar o Santo Bispo, que os abençoava e curava. Uma pobre mulher procurou-o, aflita, com seu filho nos braços, quase sufocado por uma espinha que lhe atravessava a garganta. Comovido com a fé daquela mãe, S. Brás passou a mão na cabeça da criança, ergueu os olhos, rezou por um instante, fez o sinal da cruz na garganta do menino e pediu a Deus que o salvasse. Logo a criança ficou livre da espinha que a maltratava e, assim, S. Brás passou a ser o santo padroeiro das doenças de garganta.
Contam ainda as lendas que S. Brás viveu numa gruta, nos campos de Sebaste, onde os habitantes da cidade, e até os animais, o procuravam para obter alívio dos seus males.
Um dia, os soldados do governador da Capadócia procuravam feras nos campos de Sebaste, para martirizar os cristãos no circo, quando se depararam com muitos animais ferozes de todas as espécies, convivendo na maior harmonia. Olhando-se estupefatos e bo­quiabertos, perguntavam-se o que acontecia, quan­do da gruta surge um homem caminhando entre as feras, levantando a mão, como que abençoando-as.
Sabendo do facto, o governador mandou prender o homem da caverna, S. Brás, e ordenou-lhe que adorasse os deuses pagãos. O Santo recusou sempre pelo que foi torturado e condenado à morte.
VALERO, Luis T. M. (2002). Os Santos de cada dia. Lisboa. Estampa

Sem comentários:

Enviar um comentário