quarta-feira, 29 de março de 2017

O Segredo da Cabrieira

Realizou-se hoje na escola EB1 de Águas Belas mais uma atividade inserida no programa da Semana da Leitura com a apresentação do livro O Segredo da Cabrieira da coleção Lendas e Narrativas de Ferreira do Zêzere da Fundação Maria Dias Ferreira.
A autora, Cátia Salgueiro, e a ilustradora, Ana Queimado, proporcionaram às crianças um momento muito especial de reflexão sobre o processo criativo da escrita e as associações que os leitores podem construir a partir das leituras que fazem. 
De uma simples evocação de uma moura apaixonada que um amor infeliz transforma em árvore e que a tradição oral da região da Cabrieira nos deixou, Cátia Salgueiro, com imaginação e sensibilidade, construiu uma história muito bonita que Ana Queimado ilustrou. A ilustradora, também com formação e inspiração em artes orientais de meditação e relaxamento, em particular o Ioga, levou as crianças do 1.º Ciclo da Escola (e as suas professoras) a ouvir os sons do silêncio e a sentir o seu corpo construindo as posições "do coelho", "do guerreiro", "da árvore" ou "da montanha" associadas simultaneamente ao Ioga e à história do livro.
Uma forma muito interessante de abordar um livro que nos prova as infinitas possibilidades a que a leitura nos dá. 

Sem comentários:

Enviar um comentário