terça-feira, 5 de junho de 2018

Articulação com a disciplina de Português

Com o 4.º ano de escolaridade, dinamizamos uma atividade composta por duas sessões, indo ao encontro da Língua Portuguesa – domínio da leitura e da escrita.
Foi escolhido o livro “O Castelo do Queijo” da Autora Maria Isabel Mendonça Soares, com ilustrações de Sara Leite, pertencente a uma coleção de livros” Leio Sozinho – nível 4”. Um livro sobre Castelos e Palácios, lugares com muito encanto!
Na primeira sessão, foi narrada a parte inicial da história, aprendendo que o Castelo do Queijo existe de verdade, situado na Cidade do Porto também conhecido por Forte de S. Francisco Xavier, devendo o seu nome ao facto de ser construído em cima de uma rocha com a forma de queijo. Foi mandado construir por D. João IV, Séc. XVII, Rei de Portugal numa altura em que se viviam as guerras da restauração da independência. O Rei teve necessidade de fazer a construção do forte para defesa da zona costeira. Nessa altura, a guerra começou a fazer-se por mar e havia pontos com alguma fragilidade na costa, o que obrigou à construção de fortificações.
A biblioteca propôs que em grupo elaborassem a continuação da história. Dando corda à imaginação e criatividade foram produzidos textos com outra explicação para o nome “O Castelo do Queijo”.
Na segunda sessão, cada grupo apresentou o seu texto, surgindo finais engraçados envolvendo Reis, Rainhas, pastores, muito queijo, ratos, etc… Foi também narrado o final original da história em que a menina, narradora do livro inventa outra explicação para o nome atribuído ao Castelo.
No final e para recordação da atividade, foi construído um ratinho para levar para casa, útil para tapar o rato do computador de cada aluno.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário