terça-feira, 9 de abril de 2019

Semana da Leitura 2019

Semana da Leitura 2019

 A Biblioteca Escolar, de 01 a 05 de abril, cujo tema, este ano, se centrou no mote “Hoje Leitor, Amanhã Leitor” celebrou a Semana da Leitura.

Nesse sentido, convidámos toda a comunidade educativa a celebrar o livro e a leitura com múltiplas iniciativas. Ao longo de toda a semana, o dia teve momentos de leitura de um poema ou de um excerto de prosa, dando assim vida ao "Minutos de Leitura".

 Mais uma vez, este ano convidámos toda a Comunidade Educativa a fazer "Uma Leitura Partilhada" e foi, com enorme alegria, que recebemos muitas respostas positivas a esse convite, quer de encarregados de educação, quer de funcionários da escola, quer de professores, quer ainda de pessoas, que de alguma forma estão ligadas a Ferreira de Zêzere. Assim, ao longo de toda a semana, aconteceram Leituras Partilhadas no nosso Agrupamento, sobre livros que marcaram, de forma especial, quem os apresentou.

 No dia 02 de abril, os alunos da Educação Inclusiva realizaram a dramatização da história “Monstro das Cores” aos alunos do Pré-escolar e 1º ciclo".

 No dia 03 de abril, quarta-feira, realizou-se uma visita de Estudo, para os alunos do Projeto Amigos da Biblioteca, a uma livraria infantil em Óbidos, onde foi feita a aquisição de livros para as nossas bibliotecas, através de um donativo feito pela Fundação Maria Dias Ferreira para esse efeito. Também se visitou o Museu Abílio, a Biblioteca Municipal e um Alfarrabista com uma tipografia tradicional. Foi um privilégio visitar esta bela Vila Literária.
Ainda neste dia, a autora Alda Serras apresentou o seu livro "Desculpa, por acaso viste o mar?" aos meninos do Centro Escolar de Ferreira.

 No dia 4 de abril recebemos o poeta Sá Flores, que nos veio apresentar a sua mais recente obra “Contos de Esperança” aos Centros Escolares e à Escola Pedro Ferreiro.

 A par destas atividades aconteceram ainda exposições, estendais de leitura e sessões de apresentação dos livros vencedores da Eleição dos Miúdos a Votos. Em nome das Bibliotecas Escolares, um agradecimento à Equipa da Biblioteca, à Biblioteca Municipal e a todos os que de alguma forma colaboraram na realização das atividades. Voos de boas leituras…Atrevo-me a dizer: Uma vez Leitor, Sempre leitor!

 Boa Páscoa!
Carlos Duarte
 Bibliotecário Municipal 


Sem comentários:

Enviar um comentário