terça-feira, 8 de outubro de 2019

Setembro na BE de Areias



Apresentação da Biblioteca Escolar
Com o início do ano letivo foram convidados todos os Professores e Educadoras do Centro Escolar de Areias para uma apresentação da Biblioteca.
Foi explicada a organização dos livros nas estantes, mediante as classes do saber, a arrumação pelo último nome dos autores e as normas de utilização de livros, cd's e dvd's, televisões e computadores da Biblioteca. Foi também recordado que os documentos da Biblioteca são de todos e que têm de ser estimados e que podem levar livros para ler tranquilamente em casa e em família.
Bom ano e boas leituras.

Contos Pré-escolar
A Biblioteca Escolar tem apresentado todas as semanas novos contos aos alunos do Pré-escolar do Centro Escolar de Areias.
O objetivo é apresentar a Biblioteca como um espaço confortável para a leitura, para a partilha, para o conhecimento e para a amizade.
Os pais estão convidados a visitarem a Biblioteca e a requisitarem livros para a leitura em família.

Maria Flor veio a Areias
Inserido no dia do bem estar animal, a Biblioteca Escolar de Areias convidou a Professora Madalena Henriques e o Apicultor Jorge Henriques a falarem sobre a importância das abelhas para as nossas vidas.
Foi apresentada a história da "Maria Flor" que nos apresentou o dia-a-dia de muito trabalho para conseguir alimento para as irmãs e rainha.
O Sr. Jorge mostrou a evolução das colmeias, como são constituídas no interior até se puder retirar um pouco do mel que produzem.
Foi ainda abordado brevemente o problema das vespas asiáticas.
No final todos os alunos do Pré-escolar e 1º ciclo provaram (alguns pela primeira vez) um pouco de mel e ficaram muito agradecidos pela experiência vivida.

Lendas de Ferreira do Zêzere
Um dos projetos que vão ser desenvolvidos neste ano letivo pela Biblioteca Escolar de Areias é a apresentação das lendas de Ferreira do Zêzere.
Tirando partido da edição desta coleção da Fundação Maria Dias Ferreira e Município de Ferreira do Zêzere, serão contados aos alunos do 1º ciclo estas histórias especiais.
O primeiro livro já foi apresentado. "A mulher árvore" de José Fanha e Carla Nazareth, conta a história de uma família que vivia junto à Ribeira da Cabrieira. Tinha uma vida de muito trabalho e dificuldades mas um dia teve uma recompensa de uma moura que mudou a sua vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário