sábado, 24 de outubro de 2020

Atividade do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2020

 Durante este mês, as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de FZZ vão ter o prazer de receber a apresentação da última obra da Coleção de Lendas e Narrativas da Fundação Maria Dias Ferreira, “A terra que o Zêzere escondeu”, escrito por Armando Cotrim e ilustrado por Ilda Cristovão.

As sessões serão no dia 26 e 30 de outubro e os alunos destinatários serão os do Jardim de Infância e os do 1º ciclo. As sessões para os alunos do 2º ciclo serão em data a confirmar.

Este livro foi inspirado pela história real de famílias que viveram neste vale do Zêzere. No final dos anos 40, do século passado, muitas centenas de pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas, e os seus terrenos, devido à construção da Barragem de Castelo de Bode. Alguns conseguiram refazer as suas vidas nas mesmas localidades, mas a maioria das pessoas saíram das suas aldeias quebrando laços familiares e de amizade.

“A terra que o Zêzere escondeu” conta a experiência de João Silva, da sua família e amigos, até ao dia em que tiveram que deixar para traz tudo o que construíram, “fugindo” das águas do rio Zêzere.

As ilustrações de Ilda Cristóvão seguiram os trajos, utensílios e tradições do Portugal rural dessa época.

No final do livro existe um código QR que possibilita o acesso a 4 entrevistas de pessoas que viveram essa experiência.

Boas leituras!



Sem comentários:

Enviar um comentário