quinta-feira, 24 de março de 2022

Semana da Leitura



Semana da Leitura no Centro Escolar de Areias

       De 7 a 11 de março de 2022 comemorou-se a Semana da Leitura, em todo o Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere, com o lema “Ler sempre. Ler em qualquer lugar.” Foi uma semana muito enriquecedora, cheia de atividades…  

       Os “Minutos de Leitura” marcaram o início das aulas, ao longo de toda a semana. Esta atividade foi realizada em todas as turmas, com a leitura de poemas/ lengalengas/ trava línguas/ prosa narrativa. Este ano, os alunos puderam usufruir da leitura, através de vídeos do YouTube, duas vezes na semana, em dias alternados, selecionados pela Bibliotecária Magda Graça.  

        Nas turmas do 3º e 4º ano, dos dois Centros Escolares, ainda foi possível fazer leituras em Inglês, nos dias em que foi a primeira aula da manhã.

‘Cats’ By ‘Eleanor Farjeon’ 

Cats sleep, anywhere, Any table, any chair Top of piano, window-ledge, In the middle, on the edge, Open drawer,

empty shoe,

Anybody’s lap will do, Fitted in a cardboard box, In the cupboard, with your frocks- Anywhere!

They don’t care! Cats sleep anywhere.


4. ‘The House Cat’ By ‘Annette Wynne’ 


The house cat sits And smiles and sings. He knows a lot  Of secret things.

 

5. ‘At Night’ By ‘Aileen Fisher’ 

When night is dark my cat is wise to light the lanterns in his eyes






A Prof. Catarina Jácome, de Inglês, fez a leitura do livro “Mr Wuffles!” de David Wiesner aos alunos do 3.º ano e “The Gingerbread Man” aos alunos do 4.º ano.  

    Os intervalos na Biblioteca foram cheios de atividades, de manhã com “O Som das Lengalengas” conhecendo ou recordando as mais belas lengalengas da Língua Portuguesa e, à hora de almoço com a visualização do filme “De volta a casa”. 





Os alunos foram também convidados a participar na atividade “Capa Alternativa” , desenhando uma capa diferente do seu livro favorito. Ficaram capas muito alternativas!...





   
 Ao longo da semana, participaram no Concurso de Provérbios, cuja finalidade era completar um provérbio que lhe era distribuído. Houve prémio para o aluno com mais respostas corretas. 






    Foram divulgados e selecionados os livros do concurso “Miúdos a Votos” , que decorrerá no próximo dia 23 de março.














e como Autora do Mês tivemos Sophia de Mello Breyner Andresen, a quem foi dado destaque na BE, ao longo de toda a semana. 

        
        No dia 8, teve lugar a etapa final do Concurso Concelhio de Leitura, do 1.º e 2.º ciclo de ensino básico, que decorreu no Centro Cultural da Vila. A organização foi feita em parceria com a Biblioteca Municipal.  O 3.º lugar foi atribuído ao aluno Santiago Cabral e a Menção Honrosa ao aluno Isaac Henriques, alunos da turma AR3/4.º ano do CEA. Foram também apurados 3 alunos para a fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura. 

  

Dia 9, os alunos do Clube Amigos da Biblioteca realizaram uma Visita de Estudo a Leiria onde visitaram a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira e o Moinho do Papel. Com o apoio da Fundação Maria Dias Ferreira, foi possível adquirir alguns livros para as três Bibliotecas do Agrupamento, na visita à livraria Arquivo. 






       Dia 10, os alunos da turma AR2, 3.º ano de escolaridade foram à Biblioteca Municipal escutar e explorar a história “A maior flor do mundo” de José Saramago. A atividade de apresentação do livro "Cabeças na Lua" de José Fanha e Daniel  Completo foi agendada para o dia 29 de março, devido a não haver sobreposição de atividades.


      


    A Biblioteca Escolar preparou a Hora do Conto contemplando todos os alunos…

       O Pré-escolar e a turma AR1/1.º e 2.º ano de escolaridade escutaram a história “Uma Aventura na casa da Árvore”, dramatizada pela  Animadora do ATL do Centro Escolar de Areias, Filipa Costa, 






        














        As turmas AR2 e AR3, do 3.º e 4.º ano respetivamente, ouviram a história “Vamos Ajudar a Terra” de Julian Lennon, atividade preparada pela Prof. Alice Silvério. 

        Após esta atividade, os alunos foram convidados a escrever uma medida para ajudar a Terra, em papel com o formato de coração e decorado a gosto. Os corações ficarm muito coloridos com mensagens muito importantes!...

As duas histórias foram ao encontro do tema “Vamos Proteger o Planeta Terra”.





    Algumas professoras, ao longo da semana realizaram com os seus alunos momentos de leitura silenciosa, dando principal importância ao livro. 

     

     Os alunos do 4º ano também foram partilhar leituras com os alunos do Pré-Escolar...


       



  










    

Decorreu ao longo da semana, o 2.º Concurso de Fotografia, sendo um dos critérios, a fotografia conter a imagem, de pelo menos um livro. O convite foi alargado a alunos, professores, funcionários e famílias. os participantes foram muito criativos...







       







     Realizamos ainda o Concurso “Marcador de Livros”, que envolveu as famílias, na elaboração de um marcador de livro gigante, estimulando o gosto pela leitura e incentivando a capacidade criativa. 



     Os trabalhos foram expostos na escola com a atribuição de prémio ao melhor trabalho de cada ano/ turma.  















     As famílias foram muito criativas!

     Os marcadores ficaram lindos e a nossa escola enfeitada com trabalhos espetaculares!...

     Assim, não perdem a página que estão a ler!...

       “Ler sempre. Ler em qualquer lugar.”





Sem comentários:

Enviar um comentário